sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Economia e Negócios



Matéria do Jornal da Paraíba

Taxa de desemprego é a menor desde 2002

Taxa de desemprego ficou em 5,4%, nível historicamente baixo e similar ao registrado em agosto (5,3%).

Compartilhe
Resistente à crise e à freada da economia global, o mercado de trabalho seguiu firme em setembro, quando a taxa de desemprego ficou em 5,4%, nível historicamente baixo e similar ao registrado em agosto (5,3%). Foi a menor taxa para um mês de setembro desde o início da série histórica da pesquisa, em 2002.
Os dados foram divulgados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em setembro de 2011, a taxa havia sido mais alta: 6%.
De acordo com o IBGE, o número de empregos gerados em setembro cresceu 0,9% na comparação com agosto e teve alta de 2,3% na comparação com setembro do ano passado, atingindo 23,2 milhões de pessoas nas seis regiões metropolitanas pesquisadas. Já o contingente de desocupados, estimado em 1,3 milhão de pessoas, refletiu estabilidade em relação ao mês anterior e queda de 8,6% frente a setembro do ano passado (menos 125 mil pessoas). "As pessoas estão procurando trabalho, por motivos que a pesquisa não conseguiu constatar. Em nenhum grupamento de atividade houve redução significativa, então essa população saiu da inatividade", disse o gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo.
Segundo ele, o mercado de trabalho não teve evolução diferenciada, e o nível de ocupação não perdeu força em setembro deste ano, característica parecida com o que houve em julho e agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário